Você provavelmente chegou aqui pois está querendo comprar um violino ou conhece alguém que quer comprar, nesse caso vai ajudar essa pessoa nessa missão árdua. Brincadeira a parte, escolher o instrumento pode ser divertido. Quando estamos começando essa aventura pelo caminho da música também devemos nos atentar na escolha do instrumento pois ele é fundamental tanto quanto tocar.
O violino assim como inúmeros outros instrumentos tem modelos diferentes e são feitos de materiais diferentes.
Quando vamos comprar um violino devemos nos atentar a pontos específico para fazermos a melhor aquisição.
1 Mais barato ou mais caro?
Logicamente iremos responder o mais barato!
Mas quando se trata de instrumento não necessariamente o mais barato vai ser melhor e também o mais caro não é a resposta.
Quando começamos a estudar o ideal é ter um instrumento mais básico porem que tenha um som agradável e se ajuste o mais confortável possível. Como você está aprendendo poder ser que apareça alguns lascados, o que é normal para quem está aprendendo a tocar o instrumento.
O ideal e seguir o BBB. Não, não é o Big Brother Brasil, no nosso caso é Bom "Bonito" e Barato.
2 De Luthier ou Industrial?
Já de cara eu vou falar que o violino de Luthier normalmente você vai ter acesso depois de alguns meses dependendo do Luthier anos.
Algum leitor deve estar se perguntando, que cargas d'agua é um Luthier? É o profissional que produz artesanalmente instrumentos musicais.
Para comprar um violino deste, precisa estar disposto a investir bastante, mas o som é de alta qualidade e de boa durabilidade. Pode passar até de geração em geração.
Para chegar aí, é interessante saber o tamanho ideal do violino para você ou para a pessoa que vai tocar.
3 Qual o tamanho do violino?
O violino pode ter tamanhos diferentes, levando em consideração a idade e o biotipo de cada pessoa. Abaixo temos os tamanhos de violinos que existem e a suas faixas etárias.
Claro que os tamanhos são aproximados pois temos que levar em consideração qual é o tamanho da pessoal. O braço da pessoa não pode estar esticado demais ao segurar o violino ou retraído demais.
4 Comprar pela Internet ou na loja física?
Comprar pela Internet é mais tranquilo do que ir na loja, não temos o trabalho de ir ate a loja pegar transito e etc. Porém, devemos ter cuidado pois você pode acabar comprando um instrumento de baixa qualidade, não sabendo como vai ser transportado e podendo chegar com estragos nesse caso sendo "uma caixinha de surpresas".
É recomendável ir em um loja para que você possa ver os modelos e testar, assim você leva o modelo que melhor se adapta e lhe agrade.
5 Devo fazer aquisição de outros acessórios para o violino?
Normalmente junto com o violino vem:
Case: Estojo para guardar o violino);
Arco: Parte do violino que " tira" o som no violino
Breu: resina que passa na parte branca do arco e ajuda a dar aderência entre a corda e o arco tirando som do instruemento.
É importante termos uma espaleira, acessório que auxilia na estabilização do violino no ombro e oferece um maior conforto na hora de tocar.
Algumas perguntas podem parecer óbvias outra nem tanto, mas o importante mesmo é você entender que para fazer a compra de um violino não é simplesmente pegar qualquer instrumento e levar para casa, você tem que entender qual instrumento ira proporcionar melhor som, maior conforto e durabilidade. Com certeza, fazer aula de violino antes de comprar um instrumento é o ideal.
Caso você tenha gostado e queira conhecer nossa escola e as aulas de violino, entre em contato clicando aqui ou pelo telefone (62) 99104-3948
Comments